segunda-feira, 15 de novembro de 2010

CULTURA.EDUCAÇÃO

Considerações sobre Cultura e Educação:

Tópicos, idéias, reflexões:



- Em uma perspectiva mais ampla, a educação não formal, vivenciada em espaços que não tem como protagonismo a sala de aula ou que ainda resignifiquem a sala de aula como espaço de ensino, tem uma conexão vital e embrionária com a Cultura e com toda a contingência antropológica. É inegável que as experiências dos Pontos de Cultura envolvem uma iniciativa integrada e transversal. Esta visão está conectada com uma idéia maior, levada e considerada durante a última gestão do MINC, que é a Diversidade.

Este "conceito" bastante utilizado em grande parte dos discursos de articuladores, políticos, agentes de cultura, artistas, incluem uma síntese formal com a proposta pedagógica e com as ferramentas formuladoras das políticas públicas de Educação. Desdobrando metodologicamente e tecnicamente, contemplada pela fala de Gilberto Gil durante uma conversa com o CUCA, o modo de aprendizado, a vivência relativizada de contéudo, ou a idéia de ludicidade tão contemplada nos estudos contemporâneos sobre Educação, a traz ainda mais próximo para o universo da Cultura.

Exemplo: O adequamento da proposta pedagógica do "meio" rural, a partir de conteúdos e vivências locais. Melhor dizendo, porque a escola rural não possui uma disciplina Agricultura ou Pecuária ou Permacultura? Porque a Cultura local não é a idéia chave no pensamento de construção do contéudo e formato das políticas públicas de Educação? -

Obviamente que o desafio relatado por essa aparente segmentação, envolve cada comunidade requerida, sua forma de construção pedagógica, seu método de "ensino" e-ou vivência. Esta questão é crucial, principalmente pela consciência surgida em termos de grandeza, proporção e identidade cultural brasileira.

Ademais, sendo a contemporaneidade mote para idéias interdisciplinares, transversais e integradas, é importante a revisão de cada linha ou área crucial e suas sucessivas ligações associativas.
A Cultura e Educação não devem ser fragmentadas em sua concepção vital, pois além de serem um eixo de potencialização e desenvolvimento estratégico, estão desde o berço da pré-história da humanidade conectadas em sua experiência primeira e anteriores a proposta modernista de especialização e de educação como espaço escolar e sala de aula apenas, estando seu viés antropológico e comunitário como principal forma de formulação....

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